A Tal educação financeira

“Brasileiro não tem educação financeira”…

“Precisa-se ensinar educação financeira na escola”

Quem já ouviu ou disse isso?

Antes de mais nada leia ‘Pai Rico Pai Pobre’. Simplesmente não dá para falar de educação financeira sem ler esse livro.

Mas vamos ao que interessa, educação financeira nada mais nada menos é gastar menos do que se ganha e de quebra pegar as “sobras” e colocar para render juros. Em miúdos é isso.

Se é algo tão simples, porque todo mundo não faz isso ? Gastar menos do que ganha?

Eu acredito que são vários os fatores e não dá para escolhermos um e aponta-lo como vilão, mas eu chutaria que seriam esses na causa bruta :

– Propaganda bombástica para consumo

– Falta de bem coletivo ( Estradas, transporte público de qualidade, boa saúde pública e etc)

– Falta de orientação simples e objetiva.

Vamos as propagandas… Observe a imagem abaixo extraída do site https://www.statista.com/statistics/272314/advertising-spending-in-the-us/ :

Em 2015, apenas nos USA foram gastos 183 bilhões de dólares em propaganda, e para 2021 eles estimam gastos na ordem de 260 bilhões… Quase 832 bilhões de reais. E não se engane, essa fortuna não é para divulgar o produto bonitinho, sustentável, é para te forçar a comprar uma coisa que geralmente não precisa.

Estimativa de gastos com Propaganda

Logo, existe uma indústria trabalhando com tudo quanto é coisa possível, para te fazer comprar mais.

Fique de olho em promoções tudo pela metade do dobro.

Outro aspecto é a falta de bem coletivo .E isso é muito subjetivo, mas nesse site ( http://www.foxbusiness.com/markets/2011/08/15/10-countries-where-people-save-most-money.amp.html ) vemos que os países mais poupadores do mundo estão ali no topo do mundo. Talvez seja pelo fato que eles não precisam de bons carros para enfrentar buracos na estrada, ou de morar em bons bairros para ter saneamento básico, ou talvez não precisem pagar plano de saúde tão caros e com baixo retorno. Enfim, como eu disse esse ponto é subjetivo mas nos faz pensar que o brasileiro não poupa pelo fato de tentar ter uma “vida melhor”.  Não a toa o sonho do brasileiro médio é ter uma boa casa e um bom carro. 

Talvez, somente talvez,quando o brasileiro deixar de comprar carro a 60 meses pagando 0.99% ao mês, é que vamos dar uma evoluída. ( Aaahh, 0.99% ao mês em 60 meses vai resultar em 80,59% de juros do valor do carro).

O último ponto é a educação financeira pura, material didático acessível. Durante muito tempo, brasileiro não sabia o que era Tesouro Direto. Ações eram algo de extremo risco e debêntures davam um nó na cabeça e isso era por falta de informação objetiva. Uma grande sacada hoje é o Google/YouTube aonde se tem informação gratuita.

O que você quiser, basta perguntar a eles e lá se tem a resposta seja um blog,vídeo ou até mesmo um site especializado.

Mas entra o detalhe da desconfiança. Brasileiro com mais de 35 anos, tem medo do “Governo roubar a poupança” ( Que é uma balela). Como dar confiança para essa gente? Conversando.

Infelizmente na conversa, essa gente que tem medo de aplicar em coisa sólida, acaba se iludindo com bitcoins da vida. (Lamentável)

Isso quando o brasileiro médio não vai pedir “conselhos” ao seu maior inimigo, o gerente de banco. Não sei o que é pior. 

O saber gastar menos do ganha é vital para se ter uma vida mais tranquila e com uma menor dependência das decisões que nos afetam financeiramente ( juros, aposentadoria, inflação e etc).

Mas talvez você seja do grupo que não se interessa por nada disso que escrevi, ótimo. Ótimo? Sim, ótimo! É gente como você que gira toda a máquina financeira. Deficitário x Superavitário.

Por isso esse blog tem como meta ajudar cada um a entender e aprender a tomar conta das suas próprias finanças. De maneira simples, falar sobre tudo e te fazer ser uma pessoa com educação financeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: