Dólar – Alto demais? Baixo demais?

Dólar. Brasileiro ama olhar o preço do dólar. Pena que é pra planejar aquela viajem pra Miami ou comprar aquilo que não precisa no Paraguai.

Mas quanto é um dólar caro ou barato ? O que impulsiona ele ?Se eu soubesse a resposta dessas perguntas estaria prestes a ser milionário, mas como não sei, vou especular.

Bem, um fato que me chamou atenção foi que o Dólar frente ao real, realiza um movimento inverso ao Barril de Petróleo ( What ?!) . Isso mesmo, Dólar faz movimento inverso do Petróleo, veja abaixo :

usd-real x brent
Azul = Dólar / Amarelo = Brent de Petróleo

Note que na máxima do petróleo, o dólar atingiu a sua minima e vice-versa. Quem comprou dólar nessa época ? Só para gastar em Miami ou Paraguai né. Indiretamente consumismo dólar por comprar carros importados e etc, mas enfim.

Nesse exato momento (jan/18) vemos o dólar caminhando para baixo e o Petróleo em leve alta… O que isso quer dizer ? Não sei.  Mas dólar é dólar e ele funciona como proteção diante momentos de crise ( Olhe o ano de 2008-09) e é sempre bom ter um bocado dele.

Mas ter dólar, não é o melhor investimento. Quer dizer, comprar dólar não é investimento.

Investimento é você adquirir ativos de qualidade que lhe deem lucro/dividendo. Veja um exemplo do que acontece quando comparamos o gráfico acima com a ITSA4.

usd-real x brent x itsa4
Dólar x Brent X Itsa4 ( Verde)sads

 

Em resumo, compre dólar não só para gastar. Mas para se proteger de crises e preservar patrimônio. Não o use como investimento, pois ele não é. Tente investir em empresas de qualidade, isso sim é investimento.

Dólar nunca está caro ou barato olhando puramente o seu valor na tela do computador, devemos olhar o mais macro possível, assim saímos da armadilha que é achar que números sozinhos valem alguma coisa.

Fechando… Eu não acredito em dólar caro ou barato. E sim que dentro da carteira ele tem uma importância vital. Principalmente se eu tenho ações expostas ao ciclo de commodities.

Forte abraço e até a próxima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sadsdasd

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: