Previdência

Previdência é a palavra da vez.

Deve ser reformado ou não o atual modelo ? Não sei dizer.

O que sei dizer é que envelhecemos, ficamos cansados, nossa renda cai ( e muito) e se não estivermos com um bom planejamento financeiro, teremos desperdiçado tempo e recursos.

Muitos dizem que poupar é perda de tempo, afinal nós temos um desejo de ter algo HOJE ao invés de ter a mesma coisa por um custo menor amanhã.

O problema é que quem paga a conta é o nosso EU daqui alguns anos, não é outra pessoa, é você mesmo. Quando você financia a perder de vista um veiculo, faz viagens no cartão de crédito, compra tudo o que seu limite permite … Láááá na frente você vai estar cansado, querendo trabalhar menos, porém sem reservas financeiras para isso. Por isso é vital poupar se você deseja ter uma vida tranquila, não hoje, nem amanhã… Daqui alguns anos.

Voltando a previdência… Qual a melhor alternativa para não depender das mudanças estruturais do Governo? Poupar ! Gastar menos do que ganha!

Gasta menos do que ganha ? Ótimo! Se você é assalariado, você têm um compromisso consigo mesmo de possuir um Plano de Previdência Privada e tentar contribuir com até 12% da sua renda. Se você se sente lesado pelo leão (IR) essa é a sua chance de diminuir a mordida dele. Se você ganha R$100mil por ano e contribui com 12 mil (12% é o teto para essa dedução) para o seu plano de previdência, o leão só vai morder os 88% ou R$88mil. É a sua chance de pagar menos impostos.

Qualquer plano de previdência é bom ? Não! Tome cuidado, pois muitos planos cobram taxas altas. Principalmente em época de baixa SELIC, qualquer taxa pode corroer sua rentabilidade.

Os Grandes bancos oferecem mais segurança ? Não! Geralmente esses são os mais caros, e em suma todos os fundos de previdência voltado para renda fixa aplicam no mesmo lugar. Chuta qual é. TESOURO DIRETO. Os bancos não possuem títulos de loooonnngoooo prazo assim como o Tesouro, logo eles simplesmente compram Títulos Públicos com o seu dinheiro. E isso é geral. o risco é praticamente o mesmo para todos os planos de previdência.

Aonde aplicar então ? Se eu não fosse assalariado, ou se eu fosse assalariado isento de IR ( Menos de 30mil +-) eu compraria títulos públicos longos 2045 pra cima.

Se eu preciso deduzir imposto de renda, iria escolher um PGBL de uma boa casa(http://www.susep.gov.br/setores-susep/cgsoa/coaso/demonstracoes-financeiras-intermediarias-e-anuais-2015), não necessariamente um banco grande.

E detalhe que existe um mito que se o administrador  quebrar ele leva seu dinheiro junto. Não é assim. Um administrador de Previdência vai comprar títulos,ações, debêntures e etc com o seu dinheiro e isso é do seu grupo. Em caso de falência do administrador o seu dinheiro é transferido para outroadministrador mediante decisão judicial ou acordo. O problema reside em investimento mal feito pelo administrador. Mas venhamos e convenhamos, conhecemos alguns planos previdenciários de empresa que só sabem fazer lambança e nem por isso queremos sair.

Quem regulamenta os planos de Previdência é a SUSEP (www.susep.gov.br). Lá voce encontra diversas informações (Google IT).

Para concluir… na média é necessário juntar entre 220x e 250x o seu gasto atual para você viver apenas de rentabilidade. Fica ai o exercício. Calcule seu gasto, multiplique por esse valor e tenha como seu TARGET de aposentadoria.

Flw, até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: