Renda Fixa

RENDA FIXA ou PERDA FIXA ?

Entenda como quiser, eu acho que é necessário conhecer e dependendo do seu perfil talvez só possa ter isso durante uma fase.

Renda Fixa é uma verdadeira sopa de letrinhas, e pra isso precisamos entende-las. Em resumo temos CDB,RDB,LCI,LCA,LF,LH,CRA,CRI,Debêntures e o famosão Tesouro Direto. Acho que faltou algo, mas acho que isso ai já basta.

 Basicamente, todas essas letras e as debêntures são dívidas. Ou seja  você empresta para alguém investir ( CDB,LCI,LCA e debêntures) ou você aplica em crédito a receber ( CRI,CRA, DEBÊNTURES).

Elas são rentabilizadas por :

  • Taxa fixa de juros durante todo a duração. Em termo de rico essa é a mais arriscada dependendo do seu propósito e da alteração de juros básicos (Selic)
  • Composta – Algum índice (IPCA,IGP-M OU DI ) + uma taxa de juros fixa ( Fica uma dica… taxas não se somam, se multiplicam).

No primeiro grupo ( CDB,RDB,LCI,LCA,LI e LH) vc tem garantia de FGC, no outro não (  CRA,CRI,Debêntures e Tesouro direto). E aonde está as maiores rentabilidades? No segundo é óbvio. Afinal quanto menor a garantia maior eh o risco/retorno. E não se engane, o FGC é um achado no mundo. Não se engane, FGC é penduricalho brasileiro. Não se limite aos investimentos protegidos pelo FGC. Pois, mesmo o segundo grupo não tendo FGC, muitos deles são garantidos pelos ativos alvo de dívida/investimento.

Um CRI as vezes coloca como garantia todos os contratos de compra e venda de um determinado empreendimento imobiliário. Uma DEBÊNTURE de determinada concessionária de rodovias coloca seus equipamentos e edificações como garantia.

Isso gera uma garantia para o pequeno investidor. Mas não exime a chance de um default(calote), por isso lembre-se de acompanhar o rating e as contas do emissor do título.

Abro um parêntese aqui, o brasileiro tem que aprender a tomar conta do próprio dinheiro e parar de pedir respostas, quando na verdade não existe garantia de nada nesse mundo.

Voltando…Uma vez que você compra um título privado, ele fica custodiado digitalmente na CETIP(Que agora é B3). Dentro de três dias após a compra,já deve constar na CETIP (https://www.cetip.com.br/) sua custódia.

Aonde eu acho esses títulos de renda fixa ? Eu tenho conta em várias corretoras, tanto para comparar quanto para aproveitar alguns benefícios dado por elas ( Se é que pode chamar de benefícios…SQN)

Easynvest, Socopa, Rico,Clear,XP,Modal e outras vendem em prateleira produtos de renda fixa. Resta a você parar de ver noticias do seu time ( Que não te rende nada ) e dar uma analisada nos títulos de renda fixa. Abaixo o que temos de Renda Fixa na prateleira hoje em dia :

Como avaliar esse títulos aqui em cima ? Bem, eu uso os sites abaixo para avaliar as empresas ou os títulos de renda fixa :

http://www.econoinfo.com.br/mercados/empresas

http://www.debentures.com.br/

https://bancodata.com.br/

Tá, mas quanto rende todo esse esforço ? Veja em números :

CETIP

O PURO E SIMPLES CDI RENDEU 4958,40% desde 1994. QUASE 50 VEZES EM RENDA FIXA… EM 23 anos…

CDI diário,mensal até mesmo anual (6,9%) é pouco… mas R$ 1000,00 em 1994 rendendo 100% do CDI teria retornado pouco mais de 50mil. Se você tivesse feito aportes de 100 reais, hoje seriam aproximadamente R$ 315mil reais.

Isso é a renda fixa brasileira, imagina se conseguirmos bater o CDI ? tendo uma rentabilidade acima dele? Com estudo e paciência é possível. Eu acredito e estou pagando pra ver.

É isso ai amigos, forte abraço e até a próxima.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: