Tudo começa na renda Fixa

Afinal, o que é renda fixa. Renda fixa no seu conceito mais básico é investimento com ganho limitado a uma taxa de juros, a um indicador (IPCA,CDI,SELIC,IGP-M e etc.)ou mesmo o composto entre taxa é indicador.

Responda rápido, quando se fala em renda fixa em que você pensa? Poupança? CDB? Parabéns se você pensou, mas infelizmente há muito mais coisas do que isso é se você só conhece esses doisc chance de você ter,estar e irá perder dinheiro é muito alta. Vou falar brevemente sobre os principais investimentos de renda fixa.

Antes de falar propriamente de Renda Fixa, você DEVE abrir ontem uma conta em alguma CTVM ou DTVM que chamamos corriqueiramente de CORRETORAS DE INVESTIMENTOS. A abertura de conta é gratuita e para a maioria dos investimentos não se cobra nada (eles cobram,porém indiretamente…Assunto para um próximo post). Exemplos de corretoras conhecidas no mercado :

  • Clear
  • Modal
  • Easynvest
  • Rico
  • Spinelli
  • Socopa
  • XP investimentos
  • Seu gerente de banco (a pior para você pequeno investidor)

Elencada as principais corretoras, escolha uma…Ou todas e abra sua conta gratuitamente e veja as seguintes aplicações em renda fixa:

  • Poupança – Considerando que você faça pelo seu banco (corretora não tem) ela tem rentabilidade de 0,5% ao me + T.R.(TAXA variável) se a SELIC estiver acima de 8.5%, se a SELIC estiver abaixo de 8,5% a poupança renda 70% da taxa vigente. Garantido pelo FGC até $250 mil por CPF.
  • CDB – Certificado De Depósito bancário. Você consegue no seu banco, porém ele não vai te remunerar tão bem quanto os ofertados em corretora pois ele sabe que não tem nenhum dificuldade em captar dinheiro. Mas nas corretoras existem CDB’s de banco médios (Original,Mercantil,Pan,Máxima,Inter e etc), e esse bancos medios por serem menores precisam pagar para que o investidor “compre” o se CDB. O CDB é a ferramenta que o banco usa para se capitalizar. A rentabilidade do CDB varia, no seu banco (Itaú, Caixa,BB,Santander)vai pagar algo em torno de 75% a 85% do CDI e no médio vai variar de 99% a 121%.Garantido pelo FGC até $250 mil por CPF. Aplicação inicial a partir de $1.000,00
  • LCA e LCI – Letra de Crédito Agricola/Letra de Crédito Imobiliário – Talvez a mais querida dos investidores por “não pagar imposto”, mas muitos desconsideram que as vezes é melhor comprar um CDB a uma LCA/LCI devido a diferença de rentabilidade. Varia entre 78% do CDI no seu banco até 96% do CDI em bancos menores (talvez exista banco que ofereça até mais).Garantido pelo FGC até $250 mil por CPF. Aplicação inicial a partir de $5.000,00 
  • CRI E CRA – Investimento voltado para a alta renda. Com taxas acima do padrão das LCI E LCA. São baseadas em recebíveis (Dívida) de terceiros.  Aplicação inicial não raros casos acima de $20.000,00
  • LH – Letra Hipotecária “em breve”
  • LC – Letra de Câmbio “em breve”
  • Tesouro Direto – Programa do Tesouro Nacional. Garantia real do próprio Tesouro nacional. Pouco divulgado e muita gente tem receio, mas te digo que com base no último relatório do Tesouro estrangeiroa, tinham quase três vezes mais títulos brasileiros do que os próprios brasileiros. Por que será ? Será que os estrangeiros que investem aqui são leigos em investimento? Enfim, no Tesouro direto temos três opções de investimento: Tesouro SELIC ( rende aproximadamente 100% do CDI), TESOURO IPCA ( IPCA+ TAXA FIXA) E TESOURO PREFIXADO( Taxa de juros fixa até o final do título). É possível comecar com $30,00 reais. Não há Investimento mais democrático que esse aos meus olhos.

    Quando falamos em 90% do CDI, quer dizer que se o CDI estiver a 10%, seu rendimento vai lhe dar 9% durante o ano. Se o seu investimento for de 6 meses ou se você sacar em 6 meses, você terá o valor proporcional, 9%/12 x 6(Não exatamente dessa forma direta mas eh algo próximo).Lembrando que a taxa CDI eh práticamente idêntica a taxa SELIC OVER( para ver a taxa vigente do CDI dê um Google em TAXA CDI CETIP HOJE). E sabemos que a SELIC muda de acordo com as decisões do Banco Central, logo, investimentos atrelados ao CDI sofrem mudanças. Se no mês 01 a SELIC era 10% e no mês 6  mudou para 8%, sua aplicação vai render proporcionalmente 10% durante os seis meses iniciais e depois a 8%. Teremos uma média das taxa. 

    Ufa! É assunto demais, encerro aqui essa parte e espero trazer mais artigos sobre renda fixa com pormenores mais a a frente.

    Mas fica a dica, DESBANCARIZEEEEEEE , abra sua conta em uma corretora e quem sabe até em um banco Virtual.

    Anúncios

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s

    Site hospedado por WordPress.com.

    Acima ↑

    %d blogueiros gostam disto: