Antes de mais nada, POUPE!

Muitos acham que ou ganham pouco demais pra investir ou nunca sobra dinheiro para investir.

Mas e se eu te falar que com r$30,00 merréis você consegue começar a investir em aplicações financeiras que grandes bancos,seguradoras e empresários fazem?

E se eu te disser que com r$75,00 reais você consegue comprar 60 ações juntas?

Bem, antes de mais nada, vejamos o impacto que existe em SEMPRE fazer “aportes(depósito) regulares.

Recorro ao aplicativo do BACEN

Cenário 01 :

Imagina que durante 100 meses você poupa $50,00 reais na POUPANÇA. O que teríamos ao final ? $6.500,00 aproximadamente. Mas, como o brasileiro em geral acha que com pouco dinheiro só se junta pouco dinheiro, ele não fica satisfeito com esse rendimento. Mesmo que ele não perceba que ele fez 100 aportes (depósitos) e os juros compostos lhe deram 30 aportes, ou seja dos 6.500,00 1500 foram juros sobre juros.

wp-image--725824297

Cenario 02

Mantemos os mesmos meses e aplicação, mas aumentamos o valor do aporte em 10x, ou seja mudamos para $500,00.

Temos agora os mesmos valores que vimos no cenário um, aumentado na sua devida proporcionalidade. Mas vejam que agora nós ganhamos $15.000 com juros compostos. Isso significa que ganhamos 30 meses de aplicação. É o início de uma mudança de hábitos.

Alguns talvez digam que 100 meses é muito tempo, eu também acho. Mas olhe o tempo passado, 100 meses atras estaríamos em meados de 2009, observe como passou rápido e a gente continua sem dinheiro, muitos sem nem os $6.500,00 que teriam se tivessem poupado $50,00 reais na poupança (fica a dica, melhor pouco do que nada).

wp-image--1872058235

Mas enfim, vamos ver o último cenário que já envolve uma aplicação fora da Poupança.

Cenário 03

Alterando os juros de rendimento para 0,7%, que na prática é sair da poupança e ir para algum investimento em renda fixa.

Temos uma mudança significativa para o mesmo período.

Notem que 0,2% ao mês, rendeu mais de $7.500,00 reais nesse horizonte de 100 meses. Que por sua vez significada que nós fizemos 100 depósitos de 500 reais e os juros compostos nos deram mais 45 depósitos de 500 reais. A partir daqui já começamos a ver os juros compostos trabalhando a nosso favor.

wp-image-1140779728

Esses três exemplos nos mostram a importância de fazer aportes (depósito) regulares para que o tempo x juros trabalhem a nosso favor.

De início, a poupança basica do seu banco é Investimento, mas ela tem o seu propósito muito limitado em uma carteira. Seu propósito deve ser puramente dinheiro rápido para uma emergência. Emergência essa que varia entre 3 a 6 meses de salário dependendo do seu ramo ou atividade profissional. Uma vez definida sua poupança de emergência, é hora de navegar nas águas da renda fixa. Assunto esse para o próximo post.

Abraços e deixem suas sugestões para os próximos posts.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: